Como chegam até nós

Após a colheita do frutos, temos diversas etapas no processamento para a obtenção do produto final, isto é, a polpa de açaí congelada e pasteurizada. São elas:

  • Recepção: o açaí é descarregado na área de matéria-prima da indústria. Nessa fase o açaí é inspecionado quanto às suas características de tamanho, maturidade e tempo de coleta. É também conferido seu peso e volume
  • Limpeza e Lavagem: convém que os frutos sejam limpos de aderências, como flores e pequenos restos vegetais, através de um sistema de ventilação. Posteriormente são imersos em um tanque de alvenaria, ou similar, contendo água clorada onde permanecem por aproximadamente 30 minutos. Após esta fase os frutos devem ser transportados para outro tanque, ou baldes plásticos com pequenos furos na parte inferior, onde são lavados em água corrente, por 10 a 15 minutos. Após este tempo podem ser levados à despolpadeira.
  • Homogeneização / Padronização: fase realizada em um tanque próprio com a finalidade de conferir à polpa características físico-químicas que satisfaçam a legislação vigente.
  • Pasteurização: após a homogeneização, a polpa é conduzida ao pasteurizador onde será submetida ao devido tratamento térmico. O resfriamento da polpa é feito no próprio equipamento de pasteurização.
  • Embalagem: a polpa é encaminhada para a embaladeira automática que conforme a embalagem, dosa o produto e a sela automaticamente sem contato manual, usando sacos de polietileno em bobina contínua.
  • Congelamento: após a embalagem, o produto é levado para a câmara de congelamento e posteriormente, após ser congelado, estocado à temperatura entre -20ºC a -18ºC.


Uma vez congelada, a polpa de açaí é distribuída para diversos locais do Brasil chegando até as empresas para que seja processada e transformada nos mais variados produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário