Politica
de Credito
Todo empresário, por
menor que seja o seu negócio e por menos que tenha organizado suas ideias
sobre a questão, deve ter definida uma política de crédito.
sobre a questão, deve ter definida uma política de crédito.
No cotidiano da atividade econômica, a política de crédito varia
de empresa para empresa, além de se alterar em função dos fatores mais
diversos: condições do mercado, eficiência administrativa, liquidez de caixa e
outros elementos específicos de cada conta, como a credibilidade do devedor, os
laços de parentesco ou amizade entre credor e devedor, o grau de
interdependência das empresas etc.
Antes de criar uma unidade para gerenciar a cobrança, o
administrador precisa, então, efetuar a análise do seu próprio comportamento,
estabelecendo o desempenho presente e passado da empresa em relação à
acumulação e recuperação de pagamentos em atraso.
Nessa autorreflexão, deve identificar as tendências gerais de sua política informal de crédito, comparando-a com a da concorrência. Após identificar quais as experiências mais satisfatórias na área, o empresário pode definir as linhas mestras, uma norma-guia para sua ação. Isso será à base de um sistema operacional objetivo de cobrança, que leve em conta as necessidades da empresa, as peculiaridades do ramo, as condições do mercado. Ou seja, a sua política de crédito.
A definição dessa política de crédito não constitui exercício intelectual diletante, mas instrumento de grande utilidade, desde que seja acompanhada pela implantação de pequeno código de conduta ou procedimento-padrão. Também serve para expor claramente quais as regras da empresa em relação ao crédito. A inclusão de certos pormenores específicos dessa política de crédito em contratos-padrão, por exemplo, evitará grandes mal-entendidos e muito desgaste pessoal na hora da cobrança.
O histórico de uma política de cobrança coerente também se revela importante instrumento quando a empresa precisa obter créditos e financiamentos. Além do saldo positivo na recuperação do que deve, demonstra que há preocupação ou compromisso com o pagamento em dia.
Um regime de cobrança caótico e descoordenado pode custar muito mais do que a quantia devida, complicando a administração e a contabilidade, desatualizando as previsões e até mesmo interferindo em metas estratégicas.
A empresa que adota diferentes políticas de crédito para devedores em situações semelhantes ainda se arrisca a projetar uma imagem prejudicial, sendo facilmente acusada de favoritismo e de imprevisibilidade.
Nessa autorreflexão, deve identificar as tendências gerais de sua política informal de crédito, comparando-a com a da concorrência. Após identificar quais as experiências mais satisfatórias na área, o empresário pode definir as linhas mestras, uma norma-guia para sua ação. Isso será à base de um sistema operacional objetivo de cobrança, que leve em conta as necessidades da empresa, as peculiaridades do ramo, as condições do mercado. Ou seja, a sua política de crédito.
A definição dessa política de crédito não constitui exercício intelectual diletante, mas instrumento de grande utilidade, desde que seja acompanhada pela implantação de pequeno código de conduta ou procedimento-padrão. Também serve para expor claramente quais as regras da empresa em relação ao crédito. A inclusão de certos pormenores específicos dessa política de crédito em contratos-padrão, por exemplo, evitará grandes mal-entendidos e muito desgaste pessoal na hora da cobrança.
O histórico de uma política de cobrança coerente também se revela importante instrumento quando a empresa precisa obter créditos e financiamentos. Além do saldo positivo na recuperação do que deve, demonstra que há preocupação ou compromisso com o pagamento em dia.
Um regime de cobrança caótico e descoordenado pode custar muito mais do que a quantia devida, complicando a administração e a contabilidade, desatualizando as previsões e até mesmo interferindo em metas estratégicas.
A empresa que adota diferentes políticas de crédito para devedores em situações semelhantes ainda se arrisca a projetar uma imagem prejudicial, sendo facilmente acusada de favoritismo e de imprevisibilidade.
Como criar uma boa política de crédito para sua
empresa
Para todo
empresário, grande ou micro, fornecer crédito de maneira sustentável é
fundamental para fugir do pesadelo da inadimplência,
preservando assim a saúde da empresa. Mas para isso acontecer, é necessário que
esteja em consonância com o planejamento da empresa uma política de créditos, algo que, de maneira estratégica,
delimite e regularize os critérios que as empresas levarão em consideração no
momento de fornecer crédito a um cliente.
Desta forma, a
empresa diminui a probabilidade de riscos e ao mesmo tempo atinge suas metas
financeiras de maneira mais segura. Por isso a importância da política de créditos e a participação de
diferentes áreas e pontos de vista no momento de sua criação, fortalecendo o
impacto estratégico da política dentro da empresa:
·
Cobrança/crediário (operacional);
·
Estatísticas (planejamento);
·
Vendas (consultor de negócios);
·
Gestão (direção)
Envolvendo sua
equipe neste processo, conheça os pontos fundamentais para o desenvolvimento de
uma boa política de créditos para sua empresa: Pontos fundamentais no momento
de criar uma política de crédito:
·
Quais os objetivos a serem alcançados;
·
Qual a capacidade financeira da empresa;
·
Qual o perfil de sua carteira atual (se houver ou,
caso não haja, da desejada);
·
Quais as fontes de informações disponíveis
(internas e externas);
·
Quais os métodos de
implementação/avaliação/acompanhamento.
Feito isso, sua
empresa precisará de uma decisão de crédito diferenciada.
O QUE É E QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA POLÍTICA DE CRÉDITO?
É um conjunto de normas ou critérios que cada empresa utiliza
para financiar ou emprestar recursos a seus clientes. Cada empresa deve
desenvolver uma política de crédito coordenada, para encontrar o equilíbrio
entre as necessidades de vendas e, concomitantemente, sustentar uma carteira a
receber de alta qualidade.
A política de crédito deve dirigir-se a vários temas básicos, incluindo o uso de concessão de crédito para estimular o volume de vendas; critério para concessão de um crédito comercial; condições de venda de uma empresa; responsabilidades específicas de venda e crédito, obter a informação necessária para processar linhas de crédito solicitadas, autoridade do departamento de crédito para implementar procedimentos de cobrança e crédito; responsabilidades do departamento de vendas para assistir o departamento de crédito na cobrança de contas atrasadas; administração da carteira de contas a receber; diretrizes e procedimentos para a função de credito em uma empresa; procedimentos e diretrizes de cobrança; suspensão de crédito de contas de cliente quando existir título vencido, para controlar perda por exposição ao risco etc.
A Política de Crédito visa equilibrar os objetivos de lucro com as necessidades do cliente. A meta é atingir um objetivo de lucro com ajuste de risco, e satisfazer os clientes, ao mesmo tempo em que se mantém um sólido portfólio de crédito. As políticas de crédito auxiliam a atingir esse equilíbrio e incluem regras que definem o comportamento apropriado; padrões ou critérios de desempenho, que permitem medir o cumprimento das políticas e objetivos do comércio, e procedimentos que definem atividades específicas para garantir que os padrões sejam satisfeitos.
Definem as questões de gerência de crédito, de uma perspectiva estratégica. Os procedimentos de crédito alteram-se quando mudam os negócios e tem uma perspectiva tática. Precisam-se reexaminar os procedimentos frequentemente para assegurar que estejam de acordo com os objetivos almejados.
As metas de uma política de crédito eficaz e eficiente são: assegurar que o credor atinja resultados financeiros desejáveis, com ajuste para risco, com alta confiabilidade; minimizando as perdas com o retorno-alvo e a tolerância por riscos. A posição no mercado de uma empresa, utilização de sua capacidade de produção e recursos e objetivos financeiros são importantes pontos a serem considerados para o desenvolvimento de políticas creditícias. Normalmente, uma empresa ou instituição financeira pode estabelecer uma de cinco possíveis políticas de crédito.
A política de crédito deve dirigir-se a vários temas básicos, incluindo o uso de concessão de crédito para estimular o volume de vendas; critério para concessão de um crédito comercial; condições de venda de uma empresa; responsabilidades específicas de venda e crédito, obter a informação necessária para processar linhas de crédito solicitadas, autoridade do departamento de crédito para implementar procedimentos de cobrança e crédito; responsabilidades do departamento de vendas para assistir o departamento de crédito na cobrança de contas atrasadas; administração da carteira de contas a receber; diretrizes e procedimentos para a função de credito em uma empresa; procedimentos e diretrizes de cobrança; suspensão de crédito de contas de cliente quando existir título vencido, para controlar perda por exposição ao risco etc.
A Política de Crédito visa equilibrar os objetivos de lucro com as necessidades do cliente. A meta é atingir um objetivo de lucro com ajuste de risco, e satisfazer os clientes, ao mesmo tempo em que se mantém um sólido portfólio de crédito. As políticas de crédito auxiliam a atingir esse equilíbrio e incluem regras que definem o comportamento apropriado; padrões ou critérios de desempenho, que permitem medir o cumprimento das políticas e objetivos do comércio, e procedimentos que definem atividades específicas para garantir que os padrões sejam satisfeitos.
Definem as questões de gerência de crédito, de uma perspectiva estratégica. Os procedimentos de crédito alteram-se quando mudam os negócios e tem uma perspectiva tática. Precisam-se reexaminar os procedimentos frequentemente para assegurar que estejam de acordo com os objetivos almejados.
As metas de uma política de crédito eficaz e eficiente são: assegurar que o credor atinja resultados financeiros desejáveis, com ajuste para risco, com alta confiabilidade; minimizando as perdas com o retorno-alvo e a tolerância por riscos. A posição no mercado de uma empresa, utilização de sua capacidade de produção e recursos e objetivos financeiros são importantes pontos a serem considerados para o desenvolvimento de políticas creditícias. Normalmente, uma empresa ou instituição financeira pode estabelecer uma de cinco possíveis políticas de crédito.
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